domingo, 3 de julho de 2011

MUSISER e PIANO CRIATIVO






Como uma conseqüência do Projeto MUSISER foi criado em 2010 o trabalho chamado Piano Criativo. Como várias crianças que haviam iniciado no MUSISER em 2008 haviam adentrado o período da alfabetização, estando, portanto, prontas para a leitura musical propriamente dita, o Piano Criativo surgiu para que elas pudessem dar continuidade ao trabalho do MUSISER, através de um processo sequencial afinado com o realizado anteriormente.

Desta forma, no Piano Criativo o ensino instrumental individual passa a ter um foco mais direcionado, entretanto sem perder a parceria com as atividades em grupo, que são organizadas com pequenos grupos de alunos do mesmo nível de aprendizagem e da mesma faixa etária. No trabalho em grupo continua-se a enfatizar atividades rítmicas corporais e exercícios de percepção, afinação mental e entoação, em parceria com o conteúdo aprendido no instrumento. Com isto, o
grupo passa a ser um fator de interação altamente valioso e estimulante para a criatividade infantil. Além disso, percebe-se que a conscientização musical está presente constantemente nos exercícios e na execução no instrumento, tornando mais fácil o " tirar músicas de ouvido" e também a "criação" musical consciente. A ênfase no desenvolvimento da criatividade, e não apenas na aprendizagem instrumental, é a meta essencial do Piano Criativo.

As atividades de audição de seleções musicais ganham novos ingredientes, à medida que conceitos são adicionados ao aprendizado, e com isto é facilitada a percepção clara de nuances mais refinadas. Conforme afirmamos anteriormente, através do treino musical o cérebro infantil apresenta um desenvolvimento notável, e isto contribui para a pronta realização e conscientização de detalhes, que muitas vezes são difíceis de serem captados, até mesmo por um adulto.
Como exemplo disto, numa das últimas aulas em grupo do Piano Criativo (cujo aprendizado musical está na fase de leitura e percepção intervalar de passos e saltos, ou seja, intervalos de 2ªs e 3ªs) foi apresentado para a audição do grupo o início do 4º movimento da 5ª Sinfonia de Beethoven. Este grupo conta com crianças entre os 7 e 9 anos, que apesar de já terem ouvido a peça anteriormente, não tinham qualquer noção a respeito da tonalidade da mesma. Ao serem perguntados se eles identificavam as notas iniciais do tema, todos, sem exceção, responderam: Dó - Mi - Sol! Isto é extremamente notável, especialmente quando muitas vezes alunos adultos dos Cursos de Graduação em Música apresentam dificuldades em perceber tão claramente.

O piano (ou teclado), como instrumento de iniciação musical, apresenta a vantagem de ser um instrumento temperado, e portanto de som fixo - favorecendo, assim, o desenvolvimento da aquisição do chamado "ouvido absoluto", ou seja, a facilidade de perceber qualquer altura de som instantaneamente. É claro que para isto o instrumento precisa estar afinado. A visualização clara do teclado também favorece a pronta percepção da localização das notas, as repetições das oitavas mais agudas ou mais graves, e a relação intervalar entre as notas sempre constante, especialmente no que diz respeito à forma da posição da mão e dos dedos para tocá-los em qualquer que seja o registro do instrumento. A possibilidade de, num mesmo instrumento, realizar uma melodia e seu acompanhamento também favorece a conscientização harmônica. Não queremos, com isso, tirar o mérito de outros instrumentos. Certamente eles também apresentam vantagens, possuem sonoridades belas e expressivas e merecem ser explorados. No entanto, podemos afirmar que, sem dúvida, a iniciação através do teclado favorece de forma especial a pronta percepção de vários componentes sonoros e musicais.

Um comentário:

  1. Pois é! que maravilha este teu trabalho! O processo criativo dando frutos! Acho incrível porque tuas crianças levarão pro resto da vida uma nova forma de sentir o mundo.

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