sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Conhecendo mais sobre Música

Após um longo período de ausência (sincronizado às longas paradas no trabalho na Universidade), retorno a compartilhar algumas idéias sobre o trabalho da música para o desenvolvimento humano. Um grande educador e historiador francês, George Snyders, que, entre outras publicações, escreveu um livro bastante interessante para o atual momento brasileiro em que a música está, potencialmente,  retornando às escolas, com o seguinte título: "A escola pode ensinar as alegrias da música?"(Cortez Editora, 2008), me fêz refletir sobre o que se pretende com o ensino musical, quer seja este uma disciplina escolar curricular, ou uma atividade paralela a este, opcional. Sem dúvida, uma aproximação para com a aprendizagem musical deve estar baseada na disposição do aluno para com o aprendizado, e é preciso que os tutores pensem primeiramente nos propósitos do aluno em aprender. A partir destas disposições do aluno é possível introduzir exemplos de músicas que comecem a formar um mundo sonoro de grandes exemplos musicais, que sirvam não só para seu deleite pessoal, mas que lhe sirvam como fonte de inspiração.

É difícil, por vezes, organizar o ensino musical de iniciantes de forma a abranger todos os aspectos desejáveis, sejam eles: atividades rítmico-motoras, percepção auditiva, noções teóricas, prática da performance, exercícios de improvisação e de criatividade musical. Eu ainda acrescentaria a esta lista noções de História da Música (clássica e popular). O interesse das crianças por conteúdos históricos é grande. É possível introduzir exemplos de instrumentos antigos, exemplos de performances, e gradativamente ir construindo uma familiarização com o desenvolvimento sonoro.

Um excelente livro de apoio para esta área é o livro "História da Música para Crianças", de Monika e Hans-Günter Heumann, da Editora Martins Fontes, 2011.


                                               

Os autores apresentam o desenrolar da História da Música de forma bastante agradável para a criança, através de uma história de aventura  numa máquina do tempo. No decorrer dos capítulos, são apresentados alguns testes de compreensão dos assuntos apresentados. O livro não é acompanhado de exemplos de áudio, entretanto não há nada que uma  busca rápida no You Tube não resolva. À medida em que a familiarização com o desenvolvimento da criação musical se torna mais compreensível, podemos chegar, com um preparo mais sólido, à apresentação das "grandes obras primas", conforme o alvo de Snyders.  A preparação dos ouvidos, do espírito e da imaginação para ouvir e sentir a linguagem musical das grandes obras musicais é algo que merece ser um alvo a ser atingido, como algo que certamente irá influenciar o ser humano. A partir daí o tocar, cantar, reger, irá fazer todo o sentido.
Durante este ano que passou pudemos perceber  vários exemplos destes estímulos causados por um contato com uma determinada música, seja ela a "Ode à Alegria", da 9ª Sinfonia de Beethoven, num arranjo simplificado, ou o tema de "Star Wars", de John Williams. Quão gratificante é ver uma criança empolgar-se com determinada música, identificar-se com ela... O mundo das músicas especiais podem ajudar a criar um elemento poderoso de beleza nas mentes infantis, na construção de padrões estéticos, desta forma auxiliando-as em seus potenciais criativos.  Segundo Snyders: " É por isso que o amor à arte e o amor à difusão da arte constituem atividades de uma vida, atividades às quais consagrar a vida. ... e que se preocupe em propor experiências de beleza."

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